Um momento
Aula 19
Cursos / GraphQL com Express (Servidor Backend API JSON)
Nomeando Queries no GraphQL (Definindo uma Query com Nome)

Summary

Resumo da Aula sobre Nomeação de Queries

Na última aula, discutiu-se o uso de alias em queries, e nesta aula o foco é na nomeação de queries. Aqui estão os principais pontos discutidos:

  1. Nomeação de Queries:

    • É possível dar nomes às queries, como "obter duas companhias" ou "obter todas as companhias".
    • Cada query pode ter seu próprio nome, facilitando a identificação e o uso posterior.
  2. Execução de Queries:

    • Ao usar o GraphQL, você pode executar uma query específica. Por exemplo, pode escolher entre obter todas as companhias ou apenas duas.
    • Apenas uma query pode ser processada por vez em um pedido.
  3. Separação de Queries:

    • A separação de queries facilita a organização, especialmente no front end, onde você pode definir suas queries em um arquivo e reutilizá-las posteriormente.
    • Embora não seja muito útil no contexto atual, onde se utiliza o GraphQL, essa prática ajuda na organização e reutilização de código.
  4. Benefícios:

    • Mesmo que no contexto atual não pareça essencial, a nomeação contribui para um código mais organizado e reutilizável no desenvolvimento front end.

A aula conclui com um agradecimento e um convite para a próxima sessão.

Video Transcript

Olá pessoal, estamos de volta na última aula que eu tinha falado da uso das alias, na verdade essa aula que era falar da realmente da nomeação de queries, então eu tinha falado na nomeação mas na verdade era o uso de alias. Agora aqui a gente vai falar da nomeação de queries e na query aqui você tem a query tem essa chave, mas entre esses caras eu vou dar o nome a essa query, por exemplo, obter duas companhias. Então funciona do mesmo jeito, então você pode dar o nome a suas queries dessa maneira aqui, por exemplo, tem um obter todas as companhias, essa query aqui também. Eu posso dar companhias, e se eu quiser o ID, se quiser o nome, fundada em e que mais? site. Então, você note aqui agora tem duas queries. Então, você nomeou as suas queries, agora tem duas queries, tem a query de obter todas as companhias, tem a query de obter só duas companhias. Então quando você clica no botão de play, no caso do graphical, você tem a opção de rodar essa query para obter duas companhias, ou obter todas as companhias. Agora você só pode fazer uma query por cada pedido, então por isso que tem que escolher uma das duas. São as queries separadas, se você quiser incluir todas as companhias nessa query, teria que pegar esse cara aqui e pôr aqui dentro. Mas como esse não é o meu objetivo, eu separo elas. Mas por que separar essas queries? A separação das queries é mais útil para o front end. Quando você está lá no front end, você vai definir as suas queries num arquivo, por exemplo, e você nomeia elas para poder reutilizá-las depois, você importa a query e usa a query para poder buscar esses dados. Nosso caso aqui não é muito útil porque a gente está usando o graphical, mas senó que deixa as coisas mais organizadas e vai ser muito útil no front end. Então você pode nomear essas queries dessa maneira aqui. A bom, presta alessado e até a próxima!
Nenhum comentário ainda (loading...)
Nenhum comentário ainda (loading...)
Gostou da aula? 😆👍
Apoie nosso trabalho com uma doação: