Um momento
Aula 14
Cursos / Aprenda Go / Golang (Curso de Programação)
Go - Valores de Retorno Nomeados (Aula Tutorial de Funções em Golang)

Summary

# Resumo da Aula sobre Funções e Valores de Retorno Nomeados

Na aula, discutimos como criar funções em que é possível retornar mais de um valor simultaneamente, como o quadrado e o cubo de um número. 

## Valores de Retorno Nomeados

- É possível nomear os valores de retorno em uma função, o que ajuda a clarificar o que cada valor representa. 
- Exemplo:
  - O primeiro valor de retorno pode ser nomeado como `quadrado`, e o segundo como `cubo`.
  
## Implementação

- Ao usar valores de retorno nomeados, não é necessário especificar o tipo das variáveis no corpo da função, pois já foi definido na assinatura.
- O retorno é feito sem mencionar explicitamente as variáveis:
  - Utiliza-se o que é chamado de **naked return** (retorno nu).

## Notas Importantes

- A implementação alterada não mudou a forma como a função é chamada na `main`; o resultado permanece o mesmo.
- Segundo a documentação, recomenda-se usar valores de retorno nomeados apenas para funções curtas, pois em funções longas pode prejudicar a legibilidade do código.

## Conclusão

A aula enfatizou a importância de usar valores de retorno nomeados de maneira correta e quando aplicá-los. 

**Até a próxima aula!**

Video Transcript

Vamos continuar falando de funções. No exemplo, terio a gente criou uma função para calcular o quadrado e o cubo de um número. Essa função retorna mais de um valor, nesse caso, dois valores, ao mesmo tempo. Quadrado e o cubo. Nessa aula, a gente vai falar de valores de retorno nomeados. Então, vamos lá. Você aqui tem a nascinatura que o valor de retorno tem tipo int e também outro tipo int. Você pode nomear esses valores de retorno aqui na nascinatura, dessa maneira aqui. Por exemplo, se eu quiser dizer, a clarificar que esse primeiro valor de retorno vai ser o nome quadrado. Tá? E o segundo vai ser o cubo. Tá? Então, você pode fazer isso. Você está nomeando os valores de retorno. Quando você usa essa maneira aqui, esses variados vão ser tratados, tá? Como se você tivesse a parâmetro lá. Tá? Aqui na função. Então, normalmente, você usa os valores de retorno nomeados para poder clarificar e dizer o que cada um significa. Agora, quando você usa isso, o negócio vai mudar aqui. Vai mudar dessa maneira. Você pode tirar esse que var da aqui e o int daqui. E pode só dizer quadrado e define como essa operação aqui, porque você já disse que é um variável int. Mesma coisa aqui, pro cubo, não precisa dizer mais var, nem int, porque você já disse que é um variável de tipo int aqui. Então, você calcula o quadrado e calcula o cubo e ele já vai automaticamente saber que essas são variáveis de retorno. Então, você não precisa dizer nada aqui no return. Você vai retornar nada. Tá? Esse é o chamado naked return retorno nu. Tá? É new. E você não retorno nada aqui nessa expressão, mas, na verdade, ele vai retornar o quadrado e valor de cubo. Tá certo? Por salvar, e vamos ver o que acontece. Go run funciona os dois, deu o mesmo resultado que antes. Então, da parte da função main principal que chama a função, não mudou nada. Só a implementação que mudou para usar valores de retorno nomeados. É importante ressaltar que, de acordo com a documentação, você só deve usar valores de retorno nomeados para funções que são curtas. Se sua função for longa, eles não recomendo você usar isso, porque isso pode influenciar a leitura, né? Capabilidade de leitura do seu código. Então, tome cuidado a usar valores de retorno nomeados. Somente use para funções curtas. O corpo é curto, tá? Então, por essa aula é só e até a próxima.
Nenhum comentário ainda (loading...)
Nenhum comentário ainda (loading...)
Gostou da aula? 😆👍
Apoie nosso trabalho com uma doação: